16.2.17

Vantagens de um passaporte europeu


Que a gente gosta de viajar, isso é certo! Ainda mais se essa viagem tiver algumas regalias. Por experiência própria, sei como as coisas facilitam com o porte de um passaporte europeu. Portanto, explicarei um pouco sobre o processo de obtenção do passaporte e das vantagens de ser cidadão europeu. Vamos lá?

Para que você tenha um passaporte desses é necessário, primeiramente, saber se você tem direito à cidadania. Eu possuo cidadania italiana, então tudo que mencionarei aqui é específico para passaporte italiano. No site do Consulado Italiano em Porto Alegre-RS é possível saber se você tem esse direito, o processo, o custo e a papelada necessária para solicitar sua cidadania. Quaisquer outras informações que não estejam no site, basta ligar para eles ou enviar um e-mail. Eles falam Português e são bem acessíveis.


Ok, Amanda, tenho direito à cidadania e já enviei a papelada. E agora? Agora é questão de tempo até você receber os documentos com sua cidadania. Apesar de poder demorar bastante, não desanime, pois quando você receber, portas e janelas desse mundo se abrirão para você.

Depois de conseguir sua cidadania, você terá de fazer o passaporte, mas não se preocupe, pois é bem mais simples e rápido que a cidadania. Porém, não deixe essa tarefa para mais tarde, pois se você tiver a oportunidade repentina de viajar, você não conseguirá fazer o passaporte a tempo. O problema não é o passaporte em si, e sim o agendamento para a solicitação do mesmo. Você terá de fazer um agendamento online no site do Consulado, e até conseguir uma data pode demorar alguns meses. Se você der sorte, talvez você consiga rápido, mas euzinha aqui só consegui reservar uma data para seis meses depois.

Contudo, não se preocupe. Depois que você agendou o atendimento para solicitação do passaporte, o resto é bem tranquilo. Meu passaporte demorou menos de um mês para ficar pronto, e é só passar no Consulado, pegá-lo e dizer "agora ninguém me segura com esse passaporte!".


Amanda, conte-me mais sobre como é ter um passaporte europeu!

Como eu mencionei anteriormente, ele pode facilitar sua viagem de várias formas. Fiz uma lista com algumas dessas vantagens:

Eu não preciso de visto para entrar e sair da União Européia. É como se eu realmente fosse italiana, portanto, posso residir lá pelo tempo que eu quiser sem ter que dar satisfações quanto a minha estadia.

♡ Passar pela alfândega como um cidadão europeu é muito mais fácil e rápido do que um não EU citizen, pois não pego uma fila extremamente grande para entrar no país e não preciso responder pergunta alguma. Se você é brasileiro entrando na Europa, com certeza farão várias perguntas como o local onde você estará instalado, o tempo de viagem, etc. Com meu passaporte italiano, eu só passo ele em uma catraca digital e pronto: sem perguntas, sem espera.

♡ Faculdades são mais baratas para EU citizens.

Posso solicitar o ESTA, visto americano para quem é cidadão de países do Visa Waiver Program. É extremamente rápido, fácil e barato. Fiz esse visto no sofá de casa em poucos minutos e paguei apenas US$14,00. Se quiser dar uma conferida, clique bem aqui.

♡ Um EU citizen pode conseguir um Working Holiday visa: um visto para cidadãos na faixa etária de 18-30 anos que queiram viajar e trabalhar na Austrália. É um visto temporário que estimula a troca cultural entre a Austrália e os países elegíveis. Com esse visto você pode:

- Morar na Austrália por até um ano;
- Trabalhar por até seis meses com cada empregador;
- Estudar até quatro meses;
- Sair e entrar livremente do país enquanto possuir o visto.

Além disso, você pode renovar seu visto. No site do Governo Australiano estão todas as informações que você precisa saber para solicitá-lo.

Conclusão: se você tem direito à cidadania italiana, vá correndo preparar tudo para consegui-la. Por mais que seja um processo trabalhoso, você não se arrependerá nem por um minuto quando tiver seu passaporte em mãos.

6 comentários:

  1. Muito legal esse post miga ❤ vale lembrar que os descendentes de alemães também tem esse direito.

    To amando seus posts de viagem e afins ❤❤

    ResponderExcluir
  2. Poxa que ótimo seria!
    Eu realizei o sonho de ir pra Europa e voltei tem uma semana. Corri atrás pra conhecer esse assunto mas infelizmente não tinha direito. :(

    Adoro seu blog, bjuuuu

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá, guria, que pena... Mas pelo menos tu pode viajar também! E que ótimo que tu conheceu a Europa <3

      Excluir
  3. eu queria um passaporte bem carimbado haha, mas gostei bastante do seu post, é bem explicado... parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá, que coisa boa, ein? kkkk Obrigada, Leticia!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo