28.2.17

Cânion Itaimbezinho | Cambará do Sul-RS

Como prometido, hoje trarei a vocês um pouco da magia do cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul-RS. Vamos começar pela parte em que eu fiquei com muito medo de ir, pois todo mundo me dizia coisas do tipo "a estrada é muito esburacada" e "pessoas se perderam lá e nunca mais voltaram". Eu cheguei ao ponto de comentar com o Lucca "será que vamos?", mas por adorarmos botar o pé na estrada não desistimos fácil assim.

Saímos de Porto Alegre as 7:30 e chegamos em Cambará do Sul por volta das 11h. Como não tínhamos noção de como chegar lá, fomos guiados pelo Google Maps, que nos proporcionou o melhor caminho da vida!



São 208km de verdes campos e dessa plantinha que dominava o caminho com muita beleza. Devo confessar que o caminho estava tão lindo que eu me emocionei e chorei rs. Em diversos momentos eu senti que estava no Condado do filme O Senhor dos Anéis. A viagem já estava ótima e ela mal havia começado.


Pausinha para esticar as pernas, tomar um ar fresco e apreciar essa visão maravilhosa, afinal, 3h de viagem pede por um alongamento. Como vocês podem ver, já desmistificamos a estrada em direção a Cambará. Ela estava em ótimas condições, bem sinalizada e lindona.


Sejam bem-vindos a Cambará do Sul! Logo quando entramos na cidade, já foi possível visualizar placas indicando a direção aos cânions. Em Cambará há dois deles: Itaimbezinho e Fortaleza. A distância do centro da cidade até o Itaimbezinho é de 8km em estrada de chão. A estrada contém bastantes pedras, então é importante ir devagarinho e com muito cuidado, mas não é nada impossível e inalcançável.


Depois de atravessar esses 8km chegamos no portão de entrada do parque. No site diz que é cobrada uma entrada de R$6,00 por pessoa, mas não fomos cobrados. Pediram apenas um contribuição voluntária. Ali no portão pediram para nos dirigirmos ao centro de visitantes, onde nos dariam todas as informações e mapas.

Ali descobrimos que há três trilhas: do Vértice, do Cotovelo e do Rio do Boi. A trilha do Vértice é a mais curtinha, sendo de 1km apenas, e a trilha do Rio do Boi não estava disponível no momento pois estava em manutenção.

Partimos para a trilha do Cotovelo achando que seria mega difícil, desbravando a mata, lutando contra animais silvestres, mas não. Esse foi mais um momento de desmistificação, pois a trilha, na verdade, não tem nada de trilha. É um caminho bem tranquilo por onde até carros passam. O comprimento do caminho é de 3km e só pode ser iniciado até as 15h.




O caminho passa muita paz. É um silêncio que parece música junto do canto dos pássaros e som dos grilos. Vimos com frequência borboletas e várias florzinhas lindas ♡




Ok, vamos ao que interessa: o cânion! Depois de percorrer esses 3km tivemos acesso ao primeiro mirante. Como sou uma manteiguinha derretida, esse foi mais um momento em que chorei. A primeira visão que tive do cânion me fez notar como somos pequeninos e insignificantes nesse mundo.



Sequei as lágrimas e continuamos o caminho. Contornamos uma parte do cânion e tivemos acesso a mais outros dois mirantes. Vale ressaltar que é uma viagem bem segura, pois o caminho todo é sinalizado. Portanto, não tem essa de se perder e nem cair cânion abaixo. O que me intrigou foi o fato de as pessoas quererem ultrapassar os limites: eles pulavam as cercas para tirar fotos. Acreditem: dois metros a mais não farão diferença na sua foto.

Dicas importantes: Levem água, protetor solar, boné e vistam uma roupa bem confortável. Vimos mulheres indo de sapatilha, e tiveram que parar no meio do caminho, pois o pé estava machucado.


Essa viagem está mais do que recomendada para quem curte natureza! Como sempre já estamos planejando nossa próxima trip, e vocês poderão acompanhar tudo aqui no bloguinho mais amor ♡

52 comentários:

  1. Que lugar fantástico! Que fotos! Já estou apaixonada por esse destino! Adoro essas vistas e quero muito! Me falta demais explorar o Brasil e quando vejo esses lugares o siricutico já começa! hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahha, entendo como é, Nadine! Muito obrigada <3 Você vai amar esse lugarzinho!

      Excluir
  2. que lugar bonito, eu adoro viajar e este vai entrar para a lista *-*
    parabéns pelo post, eu simplesmente adorei sua explicação e suas fotos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh muito obrigada, Leticia! Tenho certeza de que você vai gostar! Seja bem-vinda ao blog <3

      Excluir
  3. Amanda, pouco comento, mas preciso te dizer que ando adorando cada post publicado por ti! O jeito com que tu comunica as coisas pra gente de forma leve, convidativa! Muito bom começar o dia lendo os meus emails e já me deparando com atualizações daqui! E sobre o passeio, já convenci o marido, tuas dicas são valiosas! Hahahaha! Principalmente sobre as estradas, porque vamos falar sério, a BR 290 está intransitável, sempre dá um alivio saber que ainda tem estrada decente no nosso RS!

    Beijão! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso dizer que esse comentário fez o meu dia iniciar muuuuito bem? Muito obrigada pelo carinho, Nine <3 Fico feliz em ter te ajudado E BORA VIAJAR COM O MARIDÃO kkkk

      Excluir
  4. Nossa, eu sou apaixonada por esse tipo de trilha ♥ Ainda não consegui ir ao canion daqui, mas é tão lindo que super te entendo quando fala sobre teus sentimentos rs. Não sou muito fã de trilha em si, mas eu amo as paisagens que encontramos pelo caminho, os animais, as flores. Sei lá, parece outro mundo, né? A gente meio que se sente renovada. Amei teu post, tá lindo, as fotos tão incríveis e só me deu ainda mais vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, essa trilha não é nada trilha... tu ia amar! Muito obrigada pelos elogios, Kelly <3

      Excluir
  5. Que lugar lindo Amanda! O Sul tem muita coisa bonita para visitar. Gostei muito das suas fotos. Bem legal achar trilhas curtas de 1 km que aí a gente consegue chegar viva do outro lado, né? . Eu sou péssima em andar por muito tempo. Acho que choraria também em ver essa paisagem lindona ♡ As pessoas realmente passam dos limites hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIIM, as pessoas passam muito dos limites. E acredite: não foi uma gurizada de 15 anos fazendo isso... foi uma senhora de uns 65 anos o.o A trilha do Vértice eu não fiz, mas deve ser moleza já que a do Cotovelo (3km) também foi.

      Excluir
  6. Só pelas fotos eu já me apaixonei menina, sério que fotos incríveis <3
    O lugar é muito bonito mesmo, já quero visitar <3 E quem em santa consciência faz trilha de sapatilha? Pelo amor de Deus, sei não viu hahaha ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha também gostaria de saber, guria. Muito obrigada pelo carinho! Um beijo <3

      Excluir
  7. Que lugar lindo, não conhecia, aliás o único lugar do Sul que conheço (e muito mal) é o Paraná, tenho que melhorar isso. É, o que mais se vê são pessoas querendo ir toda arrumadinha e indo com roupas que não combinam com trilhas ou longas caminhadas. Tem que usar um bom tênis e roupas leves, além de não carregar muito peso na mochila. Minha vontade ultimamente é de acampar numa trilha, amo esse contato com a natureza e o melhor de tudo é que meu curso me proporciona a ter esse contato (faço biologia rs).

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, tem tantaaaaaa coisa linda para se conhecer no Sul. SÓ VEEEEEEM! Tu vai amar, tenho certeza <3

      Excluir
  8. Poxa! Que lugar lindo Amanda. Quando eu for pro RS, com certeza passarei em Cambará do Sul. Adorei as fotos, ficaram lindas.
    Beijos,
    http://pensamentosvoados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Alice! Venha, você não vai se arrepender <3

      Excluir
  9. Que maravilhoso!! Suas fotos ficaram lindas, aliás.
    Até coloquei nos favoritos o seu post porque deu muita vontade de fazer essa viagem! Um dia eu faço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, sai desse PC e vai conhecer cada cantinho que puder. O retorno é imensurável <3

      Excluir
  10. Menina, que lacre de fotos, hein? <3
    Adorei ♥♥
    Eu nunca sai de SP, então sei que tem MUITA coisa bonita por aí que ainda não vi, mas pretendo haha.
    Já falei que amei as fotos? Pois é <3 hahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha awnnnn muito obrigada pelo elogio, guria <3 Sério, VAI VIAJAR! É só o que posso te dizer <3

      Excluir
  11. Se eu falar que eu arrepiei, você acredita? Porque sim, eu arrepiei.
    Que fotos, que lugar!
    Também choraria com facilidade.
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse lugar. O cânion é realmente deslumbrante. Até mais que deslumbrante, mas não consigo achar uma boa palavra para isso. Me senti pequenininha vendo a foto, imagina você que viu "cara a cara"?
    Adoro ver como as pessoas estão valorizando o Brasil. A gente sempre fica nessa coisa de "Ah, mas lá na gringaaaa" e esquece de como tem coisa maravilhosa por aqui.
    Mais um lugar para a lista de lugares que quero ir.

    Beijos,
    http://nitente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Débora... A gente pensa em conhecer lá fora, Inglaterra, Alemanha, Escócia e o escambau! E esquecemos que há lugares maravilhosos a poucos km de casa!

      Excluir
  12. Quanta foto linda!!!
    Teus posts de viagem estão me dando a maior vontade de desbravar o meu estado todinho hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, SÓ VAI! Sério... Não gasta tanto quanto viajar pras gringas. Super recomendo!

      Excluir
  13. Oie, tudo bem? Que viagem mais incrível! Não sei se fico mais impressionada com as fotos ou com o lugar, é tudo tão... perfeito <3 Com certeza quem ama a natureza vai se sentir em casa, ainda mais fazendo trilha. Oin amei as margaridas <3 que delicadeza. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Érika <3 Realmente é um lugar fantástico! Venha conheceeeer!

      Excluir
  14. Que fotos lindas <3
    Despertasse em mim a vontade de visitar esse lugar ahusha. E a minha lista de destinos só aumenta <3

    Beijos!
    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha nem me fale, a minha lista não tem fim!

      Excluir
  15. Que lugar mais lindo <3. Só de olhar as fotos já senti um pouco de paz no coração. Você teve medo de ir, mas o medo foi recompensado com a beleza e energia incrível do lugar <3. A natureza é fantástica. Espero conseguir visitar esse lugar um dia. Parabéns pelo post e pelas belíssimas fotos <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tami! Sim, valeu muito a pena. Venha conhecer!

      Excluir
  16. Olá! Nossa, que experiência incrível, hein? Tenho maior vontade de fazer coisas assim. Última vez que tive oportunidade de conhecer um lugar maravilhoso desses foi quando fui no Mato Grosso, ano passado. Lá me levaram pra um lugar parecido com esse, com uma vista incrível e maravilhosa. Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí um lugar que eu ainda não conheço! Deve ser lindo também <3 Um beijo!

      Excluir
  17. Olá!
    Que lugar maravilhoso. Sou fascinada por lugares cheios de natureza e tenho muita vontade de visitar lugares assim, vou adicionar em minha lista. Parabéns pelas fotos fantásticas!

    http://loucurasaovento.com/

    ResponderExcluir
  18. QUE LUGAR INCRIVEL. As fotos estão maravilhosas, pude sentir a tranquilidade e alegria do lugar daqui. Que viagem maravilhosa. É muito legal ter a chance de passear em lugares lindos assim né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, guria! Eu e meu namorado estamos fazendo essas trips direto, então fica ligadaaaa!

      Excluir
  19. OMG que lugar maravilhoso!!!
    Sempre tive vontade de ir no RS e fiquei muito feliz com seu post, as fotos ficaram lindas, adorei sua sinceridade e das suas dicas!
    Adorei, beijos 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora! Vem pro Sul conhecer nossos cantinhos <3 Um beijo!

      Excluir
  20. Olá! Guria, que post e fotos incríveis!!! Mas o lugar também ajudou heim, de tirar o fôlego! Sou doida pra conhecer o Rio Grande do Sul, mas nunca tinha saído da região sudeste... Agora que vou morar em Curitiba, espero poder conhecer lugares assim aí no sul! Adorei a dica

    bjs

    Inajara
    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guriaaaa, tô muito afim de ir a Curitiba! Tem lugares maravilhosos aí, né?

      Excluir
  21. Primeiramente que blog lindo, gostei do post, na verdade posts sobre viagem são sempre um amor, eu gostei muito das fotas transmitem uma certa paz e eu fiquei com muita vontade de conhecer principalmente pelo campo da foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh muito obrigada, guria! Que bom que despertei essa vontade em você <3

      Excluir
  22. Que fotos maravilhosas <3
    Fui para cambara somente uma vez com o colégio mas não fizemos nenhuma trilha :(
    Morro de vontade de voltar um dia e aproveitar bastante o lugar, é lindo demais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Rafaela! Vale muito a pena, né?

      Excluir
  23. Eu moro no Sul e ainda não consegui conhecer esse lugar, acredita? As fotos ficaram maravilhoooosas!!! (acho que já falei algo do tipo para você no messenger) Vou anotar tudinho para a ser o destino da nossa próxima viagem! Parabéns pela postagem e sucesso com o blog. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai tá perdendo tempo porquê? Esse lugar é maravilhoso! Você vai amar <3

      Excluir
  24. Menina do Céu!!!! Eu sabia que no Brasil tinha tanto lugar bonito, mas esse me deu até uma vontade doida de viajar (tecnicamente eu estou viajando, pois não estou em casa a mais de uma semana), já deixei até anotadinho aqui a dica do lugar e quem sabe ele não entra no meu mochilão que pretendo fazer pelo BR a fora?!

    ResponderExcluir
  25. Ai que lugar incrivel!! �� tenho mta vontade de conhecer o sul, e esses canions entraram pra minha lista de lugares lindos no Brasil pra conhecer. ❤

    www.garimpomag.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertei essa vontade, Ana! Venha mesmo, você vai amar <3

      Excluir
  26. Que lugar lindo Amanda, belas imagens também! Sou louca pra conhecer o Sul e viajar por vários cantinhos de lá, é um sonho! Parabéns pela postagem e pelo blog, beijos.

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo